Conheça algumas das estratégias de sustentabilidade em projetos de engenharia civil e os seus benefícios para o setor e para a sociedade. Confira!

A construção civil, assim como outros setores, enfrenta alguns desafios quanto à implementação de práticas sustentáveis. Rever processos, gerenciar de modo eficaz os resíduos gerados para que não poluam o meio ambiente, ou introduzir novos tipos de materiais que sejam ao mesmo tempo eficientes e sustentáveis, pode ser um processo lento e que requer a adaptação de todo o setor, desde empresas fornecedoras de matéria-prima até prestadores de serviços.

Neste artigo, apresentamos algumas estratégias que incorporam tanto tecnologias que estão surgindo, até práticas inovadoras de design e construção, todas focadas em promover a sustentabilidade em projetos de engenharia civil.

Estratégias de Design Sustentável

A essência do design sustentável na engenharia civil está na aplicação de simulações computacionais avançadas para otimizar o uso de recursos naturais e integrar sistemas de energia renovável desde as fases iniciais do projeto. Essas técnicas visam reduzir o consumo de energia e também minimizar a emissão de CO² na construção de edifícios e outras estruturas. Outras soluções de arquitetura, como a orientação solar otimizada, isolamento térmico eficaz e sistemas de ventilação natural, são essenciais para melhorar, por exemplo, a eficiência energética do imóvel, assim como minimizar a dependência de sistemas mecânicos de climatização.

Projetos de Engenharia Civil: materiais sustentáveis e técnicas de construção

O uso de materiais sustentáveis é fundamental para diminuir os impactos ambientais. Isso inclui o emprego de concretos de baixo impacto ambiental, madeira de origem sustentável e certificada e a utilização de materiais recicláveis. Paralelamente, técnicas de construção como a modularidade e a impressão 3D estão transformando a indústria ao promover processos mais rápidos, eficientes e com menor geração de resíduos.

Gestão de recursos e eficiência energética

Implementações eficazes na gestão de recursos hídricos e energéticos também são fundamentais para a sustentabilidade no setor. Sistemas de captação de água pluvial e de tratamento e reúso reduzem significativamente o consumo de água potável. Outra solução é a aplicação de tecnologias como sistemas fotovoltaicos e de aquecimento solar nas estruturas, o que reduz a dependência de fontes de energia não renováveis e diminui os custos operacionais relacionados ao consumo de energia. Para edifícios comerciais, por exemplo, onde o uso dos espaços comuns tende a ser maior,  a utilização de fontes de energia renovável pode ser uma forma eficiente, sustentável e econômica de gerar energia para a utilização em ambientes compartilhados.

Certificações e normas de sustentabilidade

Certificações ambientais, como LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), definem padrões rigorosos que os projetos devem cumprir para serem reconhecidos como sustentáveis. Essas certificações incentivam a adoção de práticas que respeitam o meio ambiente, influenciando positivamente o mercado e elevando o nível de compromisso ambiental dos projetos.

Desafios e perspectivas futuras

Apesar dos avanços, a implementação de estratégias sustentáveis enfrenta desafios significativos, como treinamento de equipes para a gestão dos resíduos e utilização correta dos materiais e o número ainda baixo de fornecedores certificados e especializados em materiais sustentáveis que mantenham a qualidade e segurança dos itens utilizados nas obras.

Contudo, o desenvolvimento contínuo de novas tecnologias e a pesquisa em práticas sustentáveis prometem superar esses obstáculos. Além disso, o aumento da conscientização pública e a demanda por edificações mais sustentáveis incentivam o setor a evoluir continuamente em direção a soluções mais ecologicamente corretas.

As estratégias avançadas para a sustentabilidade são vitais para a evolução da engenharia civil, garantindo que os projetos atendam às necessidades atuais e também protejam os recursos para futuras gerações. Com o progresso contínuo da indústria, essas práticas estão se tornando os novos padrões universais, redefinindo os princípios de construção responsável e sustentável.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à construção civil? Aqui em nosso blog você fica por dentro das novidades do setor. Assine a nossa newsletter!